Nem só de pedaladas se faz esta Tese de Mestrado. Como já perceberam, desde segunda-feira que optei por não circular pelas estradas de Lisboa de bicicleta. Várias razões: a principal, as condições climatéricas adversas com chuvadas fortes, longas ou por vezes inesperadas. As secundárias, todas as consequências que daí advêm, como o aumento caótico do tráfego, ruas inundadas com buracos escondidos, aumento do número de acidentes, alguns fatais, etc ...
Mas isto são apenas uns dias. Pesquisas que fiz na net, no site do INMG, http://www.meteo.pt/, mostram que são poucos os dias de chuva em Lisboa ao longo do ano, e muitos desses dias nem são significativos.
Neste recente dulúvio que se abateu em Lisboa, ouvi comentários a comparar-nos com a Holanda: "Imaginem se chuvesse tanto como chove na Holanda. Aí seria ainda mais desastroso"
É curioso como há pessoas que só usam a parte da informação que mais lhes convém, para fazerem valer o seu ponto de vista. Sem dúvida que, num ano, chove muitíssimo mais na Holanda que em Portugal. A grande diferença, é que na Holanda, de inverno, chove praticamente todos os dias, a toda a hora. Mas na maioria das vezes essa chuva é "miúda". Em Portugal chove muito menos, mas mais concentrado no tempo. Em poucas horas pode cair em Portugal a mesma quantidade de chuva que cai numa semana na Holanda. E visto isto pela perspectiva oposta, em Portugal, temos muitos mais dias de sol ou sem chuva, do que na Holanda. E isso, é razão mais que suficiente para se poder andar de bicicleta pela cidade de Lisboa, mas muito mais confortável e seco, do que na Holanda (falo por experiência própria :)).
Penso que no sábado voltarei a pedalar pela cidade. Entretanto, outros tipos de estudos tenho feito, sobre as bicicletas e as zonas cicláveis. Desta vez, sentado à frente do computador, pois nem só de pedaladas se faz esta Tese de Mestrado.
Volterei em breve. Cumprimentos
O projecto dos "100 dias"
01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3
1 Outra reportagem
2 Outra reportagem
3 Outra reportagem
4 Outra reportagem
5 Carmona Rodrigues
Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»
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02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
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Dia 038 e meio - 21/02/2008
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Relatos de quem já pedala pela cidade de Lisboa .............
São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »
Engenharia Civil - Vias de Comunicação e Transportes
Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media
FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................
O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente
C.V. resumido
Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com
Dados Pessoais
Nascido em 1973
Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.
Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.
Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.
Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.
Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.
Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.
Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.
Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:
- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).
Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.
7 comentários:
Eu fiz uma tabela com essas medidas há uns tempos no menos um carro.
É exactamente como dizes. Os dias secos em Lisboa sem bem mais
SÃO bem mais
Com este tempo é impossível também á transportes públicos na cidade
É isso mesmo. Nada de radicalismos. As infra-estruturas de transportes existentes na cidade são para usar, quando a bicicleta se torna desconfortável.
Mas o bom tempo há-de voltar, e com ele as pedaladas deste projecto.
Entretanto comecei a estudar a minha batida cardíaca em repouso, andamento normal e acelerado. E estou a ter algumas surpresas.
Também já tenho a topografia 3D da cidade para fazer estudos de altimetria e declives. Em breve darei mais notícias.
Um abraço a todos.
Hum, que saudades de pedalar pela Holanda, debaixo de chuva... e debaixo da neve também! Com um bom quispo impermeável e umas boas luvas, acreditem que não custa nada!
Também já pedalei pelos Países Baixos, com chuva e frio :) Mas nunca com estas cargas d'água, como temos por cá. Existem algumas diferenças, entre as intensidades da pluviosidade em Portugal, e noutras cidades Europeias. Abraço.
Olá, sou o João Felizardo, e só na Segunda é que não levei a bicicleta para Lisboa (e tenho um colega que até na Segunda veio de bicicleta para o trabalho!!), o truque é esperar por uma aberta e lançarmo-nos! Uns bons pára-lamas e um impermeavel resolvem as pequenas surpresas! Embora possa suceder que caia um diluvio tal e se fique completamente encharcado, que foi o que sucedeu ao meu colega na Quinta... mas não é nada que uma boa gargalhada não resolva! :)
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