Ora mais um dia a pedalar, que já começa a ser normal. Quase 20 Km percorridos, em 4 troços.
Às 07:15 da manhã, lá fui eu de casa outra vez, à semelhança de ontem, até à Escola Profissional de Ciências Geográficas, onde, já vos disse, sou professor (a aula das quintas começa às 08:15). Mas desta vez fui preparado. Levei um camisola interior na mochila. A voltinha desta vez foi: Santos, dirijo-me à Baixa pela Rua de São Paulo, Rua do Arsenal, Rua Augusta (já disse que gosto de passar por esta rua), Rossio, Restauradoures, Av. da Liberdade (pelas vias laterais, que tem perfeitamente largura para um autocarro e um ciclista), e resolvi desta vez pedalar pela alameda do Parque Eduardo VII. E ainda bem que o fiz. O esforço da subida é compensado pelo prazer de não ter ruído automóvel à volta. E que segurança. E claro, chegado lá acima, o prazer de olhar para trás, e ver bem do alto, conquistado com esforço, uma das mais belas perspectivas da capital da The West Coast of Europe (já agora, acho este slogan fantástico. A sério que sim. Não só é totalmente verdade, como quebra com aquele preconceito que os outros Europeus como nós têm, acerca dos países do sul). Daí até à escola, na Rua de Artilharia I, sem stress. Mas claro, cheguei lá suado. Solução: dar um saltinho ao wc, despir a camisola suada, lavar o sovaco bem lavadinho no lavatório, secar-me com toalhetes de papel (desculpem-me os ecologistas e o ambiente. Para a próxima, levo uma toalhita) e voilá, ninguém se queixou com o cheiro a suor. Parece-me uma boa alternativa, esta.
Apesar de a aula terminar às 10:15, normalmente há sempre alguma rapaziada que gosta de ficar a conversar comigo. Um pouco sobre tudo. E como acho que um professor tem o dever de formar, não só tecnicamente, mas também moral e socialmente, tento ser, apesar de tudo, um bom exemplo do tipo de vida que eles podem seguir. Por isso mesmo, acabo por sair da escola por volta das 11. Daí, sigo até à cidade universitária, descendo até ao El Corte Inglés, sigo pela 5 de Outubro, Entrecampos, e desta vez decidi subir a Av. das Forças Armadas. 25 minutos, sem pressas claro. De carro costumava demorar cerca de 15, dependendo do trânsito e do tempo que demorava a arranjar lugar para estacionar. Mais uns 4 Km feitos.
(Cantina "Velha" da Cidade Universitária)
Nota para mais uma bicicleta estacionada junto à cantina. Acho que um dia destes vou combinar com esta malta irmos todos almoçar no mesmo dia, à mesma hora, para trocarmos impressões e para se verem muitas bicicletas lá estacionadas. Que bonito que seria. Contactem-me rapazes (e raparigas) para combinarmos um almoço todos juntos, com as nossas binas a fazer vista à entrada da cantina, a dar o bom exemplo aos outros.
Depois do almoço, lá segui por um percurso que já me é familiar: a Av. do Brasil. Confesso que o tenho feito sempre pelo passeio. Mas com um propósito: testar a reacção das pessoas, enquanto peões, a mim, ciclista. Como vou extremamente devagar, por vezes atrás de um grupo de pessoas que ocupam a largura disponível do passeio (ocupado em 80% por automóveis mal estacionados) e à mesma velocidades delas, e porque nunca faço "razias" às mesmas, e muitas vezes faço um sorriso de agradecimento quando se desviam para me deixar passar, ainda não obtive nenhuma reacção de animosidade. Talvez tenham todos visto a reportagem da SIC, talvez estejam mais atentos a este meio de transporte, ou talvez estejam mesmo mais preocupados com o estacionamento caótico na zona. Parece-me que, para eles, peões, um ciclista não é uma ameaça directa à sua segurança.
Relógio, Av. Marechal Gomes da Costa, Chelas (ou Cabo Ruivo, como alguns lhe chamam), ISEL.
Mais 30 minutos percorridos em cima da bina.
(Junto à sala de estudo, no ISEL)
Pelas 17 horas, pirei-me do ISEL, ainda fui cumprimentar uma amiga que trabalha em Xabregas, depois marginal, Baixa, Cais do Sodré, Av 24 de Julho, pela lateral (pouco tráfego, baixa velocidade, largura suficiente para todos), IADE e casa. Cerca de 9 ou 10 km. Na maioria plano. 35 minutos. Mais um dia de experiência com a bicicleta. Para a semana, vou começar com a engenharia a sério. A Sério !!! Até agora estive em fase de adaptação e transição. Como começo a sentir-me cada vez mais confortável com a bicicleta, as coisas agora vão tornar-se mais sérias.
Um grande abraço a todos os que apoiam e comentam este projecto, quer no blogue, quer nas dezenas de e-mails que recebo de congratulações.
O projecto dos "100 dias"
01.01.'08 - Apresentação e arranque do projecto ............ SIC
12.05.'08 - Primeiras conclusões aos 80 dias ................... SIC 02.07.'08 - Transportes amigos do ambiente .................. RTP2
18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
01.01.'09 - Fim do projecto dos "100 dias" ...................... SIC 06.01.'09 - 100 dias na Prova Oral .......................... Antena 3
1 Outra reportagem
2 Outra reportagem
3 Outra reportagem
4 Outra reportagem
5 Carmona Rodrigues
Tese de mestrado "Contribuição do modo BICI na gestão da mobilidade urbana" - Descarregar PDF »»
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18.09.'08 - Conclusões finais aos 130 dias ....................... TVI 22.09.'08 - Dia Europeu da Mobilidade 22.09.2008 ........ RTP1
02.11.'08 - Caia Quem Caia e as bicicletas ....................... TVI 30.12.'08 - Fim do Projecto dos "100 dias" ...................... RCP
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Dia 008 - 10/01/2008
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São cada vez mais aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte em Lisboa ( 29 testemunhos) ....................................... ver mais »
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Intermodalidade de Transportes na cidade de Lisboa
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media
Quanto lhe custa TER e USAR o seu automóvel ?
Os "100 dias" nos media
FAQs, Links, e informações de interesse para o ciclista ..........................
O código da estrada e os velocípedes ....................................
Rede de zonas cicláveis em Lisboa .....................................
Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente
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Estacionamento para bicicletas, na cidade de Lisboa .............. brevemente
Rede de lojas e oficinas de bicicletas em Lisboa ............ brevemente
Transporte de bicicletas no metropolitano de Lisboa ...............
Transporte de bicicletas nos comboios da CP .....................
Transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus ................
Transporte de bicicletas nos barcos da Transtejo e Soflusa ............
Custos comparativos com o uso do automóvel ............................ brevemente
Revistas da especialidade ......................................................... brevemente
Associações e grupos de entusiastas ........................................ brevemente
Eventos ................................................................................... brevemente
C.V. resumido
Currículo Vitae
Paulo Manuel Guerra dos Santos, Eng.º Civil.
Contacto: guerradossantos@gmail.com
Dados Pessoais
Nascido em 1973
Experiência Profissional
1995 a 2007 – Colaborador em diversas empresas de Projecto de Estradas e Consultoria (Proplano, Triede, Tecnofisil, Consulógica), onde desenvolveu competências na área do desenho e projecto de estradas, em particular com recurso às aplicações informáticas: AutoCAD, SMIGS e CIVIL 3D.
Experiência Pedagógica
1994 a 2007 – Mais de 6000h de formação ministradas em diversas escolas, centros de formação e empresas do continente e ilhas, nas áreas de Robótica Industrial, CAD, Topografia e Projecto de Estradas Assistidos por Computador.
Estágios Profissionais e Projectos Internacionais
2007 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Alemanha.
2007 – Estágio na Finnish Road Administration (Instituto de Estradas Finlandês), na cidade de Turku, na Finlândia.
2006 – Participação em projecto académico europeu na área da engenharia hidráulica, na Holanda.
1993/ 94 – Estágios na área da Robótica Industrial, em empresa tecnológica do sector metalomecânico, em Portugal.
Formação Académica
2007 – A preparar a tese de mestrado sob o tema “100 dias a ciclar na cidade de Lisboa”, com início previsto para 01 de Janeiro de 2008.
2007 – Conclusão da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Civil, Ramo de Vias de Comunicação Rodoviárias, ISEL, com média de 15 valores.
1999 – Conclusão do Bacharelato em Engenharia Civil, ISEL, com média de 14 valores.
Formação Profissional em Novas Tecnologias de Informação
1995 a 2006 – Diversas acções de formação profissional nas áreas de Robótica Industrial, CAD, SIG, Topografia, Engenharia de Estradas, Design Gráfico e Criação de páginas de Internet.
1992 a 1994 – Curso de Robótica Industrial, CENFIM, com 3000h.
Formação Pedagógica
1994 a 2003 – Diversas acções de Formação Pedagógica de Formadores e Meios Audiovisuais.
Certificações Pedagógicas
Desde 2000 – Certificado pela AutoDESK, como formador autorizado em tecnologias de desenho e projecto assistidos por computador.
Desde 1998 – Certificado pelo IEFP como Formador, com CAP.
Resumo da situação actual
Actualmente exerce actividade em regime de freelancer como Técnico Especialista e Formador nas áreas de:
- Desenho Técnico Assistido por Computador (AutoCAD), para Arquitectura, Engenharia e Construção, a 2D, 3D e 4D.
- Modelação Digital de Terrenos, para Topografia (CIVIL 3D).
- Cálculo de Vias de Comunicação Rodoviárias Assistido por Computador (CIVIL 3D).
Outras informações
Disponibilidade total. Flexibilidade de horários. Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro.
Muito bom nível de inglês falado e escrito. Excelentes capacidades de comunicação.
Não fumador. Dador de sangue. Praticante de desportos de combate.
5 comentários:
Encontros da rapaziada que se desloca de bicicleta é fácil:
todas as últimas sextas-feiras do mês no marquês de pombal às 18h, há mais de 4 anos.
participação média 50 pessoas
massacriticapt.net
Miguel, contem comigo no próximo dia 25 de Janeiro. Um abraço.
Já que para a semana te* vais começar a debruçar sobre as questões da engenharia, queria deixar aqui um tema para discussão, visto que está fresquinho:
A terceira ponte sobre o Tejo e as bicicletas!
Eu não vejo razão nenhuma para que esta nova ponte não tenha uma via específica para bicicletas há imagem do que acontece na Golden Gate por exemplo, alguém vê?
Este é o caso - raro - em que vejo a necessidade de segregação, visto que é uma via que se pretende rápida e tanto quanto possível sem mudanças de faixa.
*espero que não haja problema em usar a 2ª pessoa, é que para mim quem anda de bicicleta é meu amigo pessoal mesmo que nunca o tenha visto!
A questão do Frederico faz todo o sentido.
Boa!
Mochila, camisola, mudança de roupa. A coisa está a profissionalizar-se. Já agora, umas calças impermeáveis de usar por cima e umas molas para prender as calças ao nível do tornozelo.
Qualquer dia, quem sabe, a velocidade média sobe para os 20 Km/h!!!!
Força e um abraço!
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